PROJETO DE REENGENHARIA HUMANÍSTICA.

1º FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DA GESTÃO ADMINISTRATIVA DA CIDADE DE ALTA FLORESTA – MT

“EU SOU A DIFERENÇA EU FAÇO A EXCELÊNCIA!”

Programa de Desenvolvimento das habilidades pessoais e interpessoais e seu reflexo sinérgico no trabalho em grupo.

Anos se passaram, a metodologia aperfeiçoada, novas ferramentas disponibilizadas porém a proposta permanece a mesma, Reengenharia Humanística aplicada a fim de valorizar e desenvolver o Capital Humano em organizações públicas ou privadas.

O 1º Fórum de Integração da Gestão Administrativa da Cidade de Alta Floresta, Mato Grosso, é um brilhante case sobre o Projeto e Consultoria em Reengenharia Humanística, desenvolvido por Jurema Gaudêncio e encaixando perfeitamente no tema central do Fórum, o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos humanos.

O trabalho realizado no Município de Alta Floresta, direcionado aos 1.429 funcionários públicos municipais, de todas as Secretarias na gestão de Maria Izaura Dias Alfonso então prefeita:

  • Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;
  • Secretaria de Ação Social;
  • Secretaria de Administração;
  • Secretaria de Finanças;
  • Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo;
  • Secretaria de Segurança e Transporte;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria de Infra-estrutura;
  • Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O Projeto de Reengenharia Humanística realizado no Município de Alta Floresta foi transformador! Os objetivos traçados para o trabalho foram:

  1. Oportunizar o desenvolvimento de competências e lideranças;
  2. Refletir sobre o compromisso com a auto-transformação, através do reconhecimento da “Força do Eu” pessoal e interpessoal;
  3. Despertar em cada um a consciência de que fazemos história e de que somos parte de um projeto macro e interdependente. Despertar o AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação);
  4. Criar uma experiência de integração, colaboração criativa e co-participativa com compromisso político fazendo enriquecer a gestão administrativa do Município.

O sucesso no resultado deste trabalho foi constatado no feedback dos participantes de todas as secretarias, como sejam:

  • Aproximação dos gestores com cada departamento e servidores;
  • Maior integração das Secretarias propiciando melhores resultados nos serviços;
  • Promoção de maior lazer e integração dos funcionários;
  • Despertar da criatividade dos participantes;
  • “Ao curso de hoje, que maravilhosamente trouxe um despertar intimo, que devemos amadurecer no dia a dia”;
  • “Sensibilização de ter um dia de motivação, reflexão..”
  • “As pessoas se abriram para ouvir e respeitar as decisões em grupo.

Transcrevemos aqui a reflexão do artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos humanos escrita por Jurema Gaudencio quando aplicado trabalho de Reengenharia Humanística:

“A humanidade só chegará neste nível de compreensão, tolerância e amizade se o conhecimento científico aliar-se ao desenvolvimento ético do caráter.

Penetrar na trilha da mudança de comportamento através da Educação em Valores Humanos e o desenvolvimento do caráter, é percorrer um caminho de autoconhecimento. É escalar a montanha sagrada. A montanha é alta e lá em cima avistaremos a imensidão do planeta, estaremos mais perto das aves do céu e de nós mesmos, fazendo a união da alma com o ego surgindo novos valores, compartilhamentos, compreensão, tolerância, amizade e todas as nossas virtudes.

Para subir a montanha precisamos rever a nossa bagagem pois o peso dificultará a subida.

Vamos ficar mais leves, retirar da sacola os pré-julgamentos, as posições rígidas, as atitudes separatistas e o desrespeito à diversidade.

Vamos permanecer leves e receptivos pois hoje sabemos que estávamos enganados quando roubávamos de nós mesmos o tempo precioso da ação conjunta em amor, pela solidão erudita do conhecimento estéril que se não for colocado a serviço imediato do agir amoroso, permanecerá fechado em si mesmo, criando no ser que o carrega, a ulcera da tristeza e da inutilidade.

Vamos nos ajudar uns aos outros na subida para a Excelência Humana, o abrir-se ao novo, levando na mente a síntese das conquistas tecnológicas e no coração a inquietude e a sede da sabedoria do espirito que só a subida paulatina da montanha poderá nos mostrar.

Lá em cima, uniremos o conhecimento intelectual ao conhecimento sagrado dos Valores Humanos, uniremos a natureza humana à natureza divina e nos transformaremos em agentes da paz para um mundo melhor.”

Jurema Gaudêncio.